Pode ou não pode? 10 dúvidas cruéis de quem amamenta

Pode fazer regime?

Os especialistas desaconselham que mães façam regime antes de o bebê completar 2 meses. A perda rápida de peso pode liberar toxinas que acabam sendo passadas ao leite materno.

 Não tenha também pressa em desmamar seu filho só para entrar na dieta, já que o aleitamento tende a acelerar a perda de peso da mãe no pós-parto.

 Tenha em mente que provavelmente levará de 10 meses a um ano para você voltar ao peso de antes da gravidez.

Pode amamentar doente?

 Sim, na maioria das vezes, como em casos de resfriado comum ou diarreia, não há problema em dar o peito. Você provavelmente já havia até exposto o bebê antes de apresentar sinais de doença.

 Em se tratando de doenças mais sérias, como uma pneumonia ou uma gripe forte, converse como médico antes, para ter certeza de que não fará mal a você e ao bebê.

Pode tomar remédio para resfriado?

 Sim, grande parte dos remédios para resfriado é segura. Tenha só cuidado porque muitos deles misturam várias medicações em uma única pílula mais potente.

 O melhor é evitar remédios para mais de um sintoma ou que tenham mais de um ingrediente ativo listado. Cuidado também com a dose, já que mesmo aqueles que são seguros podem não ser se você ultrapassar a recomendação (pergunte a seu médico).

 Os descongestionantes nasais também são, em sua maioria, seguros.

Pode tomar vacina contra a gripe?

 Esta vacina é segura para quem amamenta, independentemente da idade do bebê. A vantagem de tomá-la é que, além de proteger o corpo da mãe contra os vírus da gripe, os anticorpos formados passam também para o filho através do leite.

 Fique tranquila, a vacina não fará você transmitir a doença para o bebê.

Pode pintar o cabelo?

 Pode, desde que a tintura que você use não seja de efeito prolongado, por risco de conter substâncias prejudiciais ao bebê, como chumbo e amônia.

 Tonalizantes geralmente estão liberados para as mamães que amamentam, mas não deixe de olhar na embalagem a descrição dos produtos da fórmula.

Pode tomar café?

 Uma xícara de café não vai fazer mal para o bebê, mas a verdade é que cada pessoa reage de um jeito à cafeína, e seu filho pode ser uma daquelas crianças que acaba dormindo mal ou se agitando por contato com qualquer dose.

 Observe como ele reage e depois regule seu consumo de café de acordo. Se não conseguir abrir mão, tente pelo menos tomar oito copos de água ao longo do dia para diluir.

Pode consumir bebida alcoólica?

 A quantidade de álcool que vai para sua corrente sanguínea é a mesma que vai para o leite materno, portanto tenha bastante cautela. Embora o nível de álcool em uma taça de vinho ou lata de cerveja seja pequeno, o fígado do bebê ainda é imaturo, o que quer dizer que ele não consegue processar o álcool tão bem quanto você.

 Se for realmente beber, saiba que os níveis de álcool no sangue normalmente atingem seu pico entre 30 e 90 minutos após a ingestão da bebida.

Pode comer feijão ou verduras como brócolis?

 Apesar do que se diz por aí sobre feijão e brócolis, que poderiam causar gases no bebê, as pesquisas não confirmam a má reputação desses alimentos.

 Na dúvida, se achar que seu filho não fica bem depois que você come um deles, faça um teste eliminando um por vez para ver se melhora.

Pode comer chocolate?

 Pode comer chocolate sim, mas os especialistas aconselham a não ultrapassar 400 gramas por dia e a ficar de olho em possíveis efeitos negativos no comportamento do bebê.

 Isso porque cada criança tem uma sensibilidade e justo o seu filho pode acabar apresentando alguma reação ou irritabilidade depois de você ter comido chocolate e amamentado.

Pode usar adoçante artificial?

 Desde que o uso seja moderado, não há problema em usar adoçantes. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o adoçante mais seguro para quem amamenta é o aspartame.

Fonte: brasil.babycenter

Ainda não há comentários

Deixe um comentário